Assim como você, somos apaixonados por moedas. A cada novo item incorporado à loja, mergulhamos na história da peça para que você possa aprender, planejar e expandir a sua própria coleção.
Todos os meses, você encontrará aqui uma seleção especial de moedas raras, difíceis ou escassas que valem a pena — conhecer, explorar e adquirir. Aproveite para examinar novas possibilidades e, claro, para tirar as suas dúvidas! 🙂
1. MOEDA SOO SOBRE 1 CRUZADO
No Brasil colonial, era comum que as moedas tivessem formatos irregulares por causa de um sistema de cunhagem precário e sem padrões. Visto que a qualidade deste processo não era dos melhores, temos o caso das moedas de prata, que circularam até o governo de D. Pedro II em 1688, quando foram recolhidas.
Essas moedas surpreendentemente ainda podem ser encontradas nos acervos de colecionadores mais avançados, como por exemplo o caso desta moeda de valor SOO, pertencente a série de moedas sobre 1 Cruzado com carimbo de SOO ou 500 do período Brasil Colônia. Não se sabe ao certo quantas moedas foram emitidas, dessa forma tornando a peça rara e difícil de encontrar disponível no mercado.
2. MOEDA 40 RÉIS, DE 1898
Cunhada em bronze, a peça circulou durante o início da República do Brasil. Essa moeda compõe uma série de 15 moedas, datadas entre 1889 e 1912. Com sua tiragem reduzida, a moeda de 40 réis de 1898 teve apenas 300.000 unidades cunhadas, o que contribui para aumentar sua escassez — e tornar-se uma moeda de desejo dos colecionadores.
Com o aumento do número de pessoas iniciando coleções de moedas nos últimos anos, essa peça deu um salto de preço devido a dificuldade de encontra-la e completarem sua coleção.
3. MOEDAS DO QUARTO CENTENÁRIO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
O conjunto, composto por 4 moedas comemorativas datadas de 1900, inclui um exemplar que é de tirar o fôlego. A moeda que me refiro é o 4.000 Réis, maior moeda do acervo brasileiro, afinal, o diâmetro de 50,60mm de uma borda a outra, chama a atenção de qualquer pessoa.
Além disso, as moedas de 400, 1.000 e 2.000 réis completam essa série que celebra o Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil. Todas as moedas são de prata, e suas respectivas tiragens são:
400 réis: 55.000 unidades
1000 réis: 33.000 unidades
2000 réis: 20.079 unidades
4000 réis: 6.850 unidades (incluindo a moeda de 20 raios)
Por conta da baixa tiragem, este sem dúvida é um dos conjuntos de moedas mais raras que o acervo nacional possui.
4. MOEDA DE 1 REAL, COMEMORATIVA AOS 50 ANOS DE DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, 1998
A tiragem reduzida, estimada em apenas 600.000 peças, explica por que uma moeda relativamente recente tem valor tão expressivo no mercado e merece ser incorporada ao seu acervo o quanto antes.
A moeda de 1 Real com edição comemorativa, faz referência aos 50 anos de Declaração dos Direitos Humanos. A emissão dessa moeda foi em 1998 e apesar de ser uma data recente, tornou-se uma peça escassa entre os colecionadores — e quase não é vista em circulação.
Eai, gostou? Essa é a seleção de Moedas Raras de Maio. Todos os meses iremos lançar as moedas mais procuradas, escassas e difíceis que estão circulando entre os colecionadores.
Compartilhe este artigo e deixe nos comentários qual moeda você quer ver no próximo mês!
Eu tenho dois modelos das 4 moedas, voce quer comprar?Tenho a de 40 Reis de 1895,
100 reis 1889
Amor e Devocion, I INCA PESO, 1097, quanto vale?
Bom dia Bruno, das moedas que citou não compramos nem uma. Temos interesse apenas nos exemplares e datas citadas no artigo. Mas agradeço de qualquer forma. Obrigado!
Grande Lucas, parabéns Meu Nobre! – Sou colecionador desde a adolescência mas fiquei muito tempo parado e nunca havia pesquisado sobre o assunto, tanto que guardava apenas o exemplar mais antigo que conseguia de cada tipo. Somente ano passado voltei a ativa e agora já estou com uma coleção legal, a partir da República, mas me faltam as moedas mais importantes pois são mais caras, como por exemplo: a BANDEIRA e a DH que infelizmente não tenho condições de comprar… Mas, vamos em frente. Forte abraço a todos da CARAVELAS.
Grande amigo Valter, agradeço por compartilhar sobre sua coleção e fico feliz de poder estar lhe motivando de alguma forma. Colecionar, independente de termos as peças mais raras ou não, é um ato de grande valor histórico e cultural. Um abraço
Moito bem elaborado a apresentação e o enrredo. Parabéns.
Nós agradecemos por nos acompanhar e pelo feedback amigo Carlos. Grande abraço!
Parabéns pela matéria. Fantástica. Vocês estão sempre inovando e informando assuntos diversos. Parabéns.