Saudações meu caro colecionador!
Você sabe como surgiu o colecionismo? Quem? Quando? Onde? São tantas perguntas, não é mesmo? Vamos responder tudo nessa publicação, como começou esse hobby, ou até mesmo profissão que desloca pessoas do mundo todo, sendo assim, lhe convido para vivenciar os tempos antigos.
Como Surgiu o Colecionismo?
Na realidade, o homem tem espírito de colecionador. Colecionar vem desde a pré-história. Nessa época o homem simplesmente juntava objetos. Claro, não da forma que organizamos e classificamos como hoje.
O homem pré-histórico, movido por motivos não aparentes acumulava vários artefatos, como pedras, só por serem diferentes umas das outras. Os estudiosos da área preferem estabelecer o hábito de guardar objetos ao instinto de sobrevivência e não o de colecionar.
Entre as diferentes pessoas que estudam o colecionismo, há contradição em relação ao que teria levado esses homens a guardar certos objetos, em locais diferentes. Júlio Cesar, por exemplo, era um colecionador de objetos gregos.
Os estudiosos americanos reconhecem esse hábito do homem pré-histórico, uma forma primitiva de colecionismo. Já os estudiosos franceses preferem expor como marco do colecionismo a Idade Média, época em que as coleções de armas e relíquias sagradas eram famosas.
Pesquisas feitas determinam que o início do colecionismo é atemporal, já que é um hábito que acompanha a humanidade desde o começo de sua existência, ocorrendo uma data a partir do caminho em que padrões profissionais foram determinados e que separaram por completo o colecionador do “ajuntador”.
Na antiguidade, as grandes coleções estão ligadas aos senhores, reis e imperadores. Um desses imperadores foi Augusto César.
O primeiro imperador romano também ficou conhecido como o primeiro colecionador de moedas da história, de acordo com os historiadores.
Augusto César: Primeiro Imperador Romano, conhecido por ser o primeiro colecionador de moedas. Augusto dava de presente aos amigos e cortesões moedas antigas durante as festas.
Francesco Petrarca: Conhecido como pai da numismática, dando origem ao estudo das moedas além de coleciona-las.
Papa Paulo II: Foi por pouco tempo Papa, mas gostava de colecionar moedas antigas de ouros e de prata.
Louis E. Eliasberg: Conhecido numismata que colecionou moedas de 1925 a 1975. Ficou conhecido pela sua coleção única de moedas datadas dos Estados Unidos.
Agradecemos por ter nos acompanhado nessa viagem do tempo!
Continue nos acompanhando em outros artigos.
Forte abraço!